Liga: Taça Dinis Vital - Grupo A
GDS Pedrense
A prática do futebol existe na nossa aldeia desde 1945, veio paracá através do Sr. Amadeu Falcão, que numa saída de trabalho para a zona de Lisboa viu a pratica do futebol, e a partir dai começou-sea praticar na aldeia, só que até aos anos 70 simplesmente participavam em jogos de torneios ou festas, jogava-se muito era o futebol de rua, em que os jovens da aldeia e também dos montes, se juntavam na rua para efectuarem a prática do futebol. Tiveram-se diversos campos de futebol, conta o Sr. Amadeu que o primeiro campo foi na terra chamada agora o quintal do padre, passou depois para a terra do agora chamado bairro do moinho, mais tarde passou para a para a entrada da aldeia vinda de Arraiolos pelaestrada nacional quatro, a seguir foi para a saída para o Sabugueiro junto da ribeira, um pouco mais abaixo do agora existente polidesportivo, onde alguns anos mais tarde foi pedida essa terraao Sr. Mira (proprietário da mesma) para fazerem um campo, foi-lhes cedida, e até hoje têm sido bastantes vezes remodelada até chegar ao polidesportivo hoje lá existente.
A primeira taça que veio para S. Pedro da Gafanhoeira foi em 1967, conseguida no Sabugueiro num torneio por estes organizado entre Sabugueiro, S. Pedro, Santana e Cortiço, ficando S. Pedro em 1º lugar.
Esta é uma fotografia desse jogo:
A primeira taça que veio para S. Pedro da Gafanhoeira foi em 1967, conseguida no Sabugueiro num torneio por estes organizado entre Sabugueiro, S. Pedro, Santana e Cortiço, ficando S. Pedro em 1º lugar.
Esta é uma fotografia desse jogo:
Na altura existia também umas camadas jovens, que tal como os seniores participavam também em torneios, que eram conduzidos por pessoas dos seniores que gostavam verdadeiramente de futebol.
Eram estas pessoas que faziam parte dessas camadas na altura:
Tudo isto relembrado é uma coisa fascinante, quem o diz são as pessoas que viveram estes momentos, tudo era diferente de hoje, não havia na altura muita facilidade de deslocação, dai as pessoas juntavam-se mais na aldeia, e conseguiam fazer estas coisas, e até mesmo os jogadores das equipas formadas tinham que se aplicar, porque no banco havia muita concorrência.
Aqui mostra mais uma taça conseguida pelos seniores no Sabugueiro, alguns anos mais tarde 1976.
Nesse mesmo ano, dois anos após o 25 de Abril, a Fundação Abreu Calado decide ceder um terreno para a construção de um campo de futebol em S. Pedro da Gafanhoeira. O povo juntamente com a Junta de Freguesia e a Cooperativa Agrícola puseram mãos á obra, carregava-se o chamado «saibro», vindo de Santana nos tractores da cooperativa agrária para o campo de futebol, que era depois espalhado a pá e inchada pela população, foi algo bastante doloroso para quem nele trabalhou, mas efectuaram os passos necessários para fazer o campo, e a estas pessoas se têm bastante a agradecer. Decidiram-lhe dar o nome de Campo Dr. Cosmo de Campos Calado.
Ainda no ano de 1976 um grupo de pessoas, que gostavam de futebol na aldeia, decidiram inscrever-se no campeonato distrital de INATEL. Como ainda não existia o clube, esse dito grupo inscreveu-se pela Sociedade Recreativa de S. Pedro da Gafanhoeira, logo na segunda época de existência a nível do INATEL, época 1977/1978 foram campeões.
Foram estes os resultados do campeonato com primeira, segunda volta e segunda fase:
Estes foram alguns dos elementos campeões: